terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Goiaba

   
                                                                  Musica


Seu moço, eu vivo aqui no Rio
Mas a saudade me acaba
Quando eu me lembro lá do mato
Me dá uma vontade de comer goiaba...ai...

Ai, ai, que vontade de comer goiaba
Um dia na Paraíba
Eu peguei um pau-de-arara
Vim pro Rio de Janeiro
Conhecer a Guanabara

Eu vi lá tanto brotinho
Que a boca me encheu de baba
Seu moço, não te conto não
Me deu uma vontade de comer goiaba...ai...

Ai, ai, que vontade de comer goiaba 

No Norte dá muita fruta
Dá caqui, dá mangaba
Açaí, sapoti, 
Caju, jabuticaba

Se Adão fosse nortista
Juro que ele não pecava
Em vez de comer maçã
Adão tinha comido era muita goiaba...ai...

Ai, ai, que vontade de comer goiaba (4x)

No Norte dá muita fruta...

                                                                    Receita 



  • 1 kg de goiaba madura
  • 500 g de açúcar
  • 1/2 lde água
  • Canela em pau a gosto
     


                                                 INFORMAÇÕES  E CARACTERÍSTICAS DA GOIABA:


- A goiaba é uma gruta originária da região tropical do continente americano, principalmente Brasil e região do Caribe.
- A árvore que produz esta fruta é chamada, popularmente, de goiabeira. As goiabeiras são comuns na América tropical, sudeste asiático e continente africano. Podem atingir até 8 metros de altura.
- É um fruto com casca de cor amarela ou verde. A parte interna (polpa) pode ser vermelha ou branca, dependendo da espécie. Possui formato oval com tamanho variando de 3 a 10 cm de diâmetro.
- A goiaba é uma fruta rica em Vitamina C (ácido ascórbico), portanto é um excelente antioxidante. Cem gramas de goiaba apresenta cerca de 240 mg de vitamina C. Para termos uma ideia, ela tem mais vitamina C do que o limão e a laranja. Também apresenta vitamina A e vitaminas do Complexo B.
- A goiaba possui várias sementes de consistência dura em seu interior (na parte da polpa).
- A goiaba vermelha é rica também em licopeno, um importante antioxidante.
- Os principais minerais apresentados pela goiaba são: ferro, fósforo e cálcio.
- Além das vitaminas e minerais, a goiaba apresenta grande quantidade de fibras (5,4 g por 100 g de goiaba), concentradas principalmente em sua casca.
- A goiaba possui baixa quantidade de gordura e de açúcar (9 g por 100 g de goiaba). Portanto, consumi-la em natura é a melhor opção.
- A goiaba é muito usada para fazer sucos, geleias, compotas, doce (goiabada) e sorvetes.

Usos
culinária
 
coleta e anotações 

A coleta foi realizada dia 06/11/2014 no começo da tarde a (13:30),planta numero 3, árvore tamanho de 6.0a9.0 metros 

                                                  Fontes

http://www.vagalume.com.br/nilze-carvalho/banho-de-manjericao.html
http://www.tudogostoso.com.br/receita/84915-molho-de-alfavaca-manjericao.html

                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário